LinkedIN
 Próximos Cursos|Cursos On-Line|Cursos|Cadastre-se|Fale Conosco
Informações

Gestão da Manutenção – Aplicação dos Processos Fundamentais em conformidade com a ISO 55000 e PAS 55

INFORMAÇÕES:

Data do Curso:
Curso online ao vivo 
em agendamento
Horário: 08:30 hs às 12:30 hs.
(opção in company)

Realização:
Plano Treinamento 

Local de Realização:
No momento opção online ao vivo

Investimento / Inscrições:
Solicitar informações pelo email: contato@planotreinamento.com.br ou Tel: 11 - 2381-2322

Desconto de 5% a partir de 2 participantes

► Empresa optante do Simples. Não há retenção de impostos
► Certificado de Participação.
► Será disponibilizado material do curso e exercícios
► As reservas só serão confirmadas após o recebimento da inscrição através do e-mail.

PROGRAMA:

Objetivo:
Dotar os participantes de conceitos sobre os processos para gestão da manutenção de equipamentos e sobre a construção do sistema de controle, dos planos de manutenção e da programação de serviços.

Perfil de Entrada:
Profissionais que atuam nas áreas técnicas de Manutenção de equipamentos, engenheiros, Técnicos ou administradores.

Perfil de Saída:
Profissionais com conhecimentos nos Conceitos de Disponibilidade, Confiabilidade, Manutenibilidade, Gestão de Ativos Físicos, nos conceito de falha, Modo de Falha e Padrões de falha com o tempo, nos processos principais de um sistema de gestão da manutenção; capaz de Reconhecer as formas de cadastrar os sistemas e equipamentos nos sistemas informatizados de controle, desenvolver análise de capacidade dos recursos e possibilidades de programação e o controle dos serviços e de realizar Análises Críticas na Manutenção;

Diferencial:
Curso atualizado com conceitos de gestão da manutenção e de gestão de ativos físicos da norma PAS 55, com as metodologias mais usadas no mercado para início de um sistema de gestão da manutenção, com exercícios aplicados a realidade para fixação dos conceitos e metodologias, atendendo às demandas para qualquer setor econômico em que a atividade de manutenção de equipamentos seja necessária.

Metodologia:
Aulas expositivas para alinhamento de conceitos; Exercícios práticos em grupos de construção do cadastramento do plano de manutenção e de programação de serviços.

Conteúdo:

1- Conceitos atuais e objetivos da manutenção de equipamentos – história em culturas diferentes
     1.1. Conceito RAM – Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenibilidade
     1.2. Conceitos principais sobre os tipos de manutenção
     1.3. Conceito geral de estratégias de manutenção
     1.4. Políticas de manutenção – aplicação
     1.5. Definição de Ativo Físico
     1.6. Aspectos Econômicos e Financeiros sobre as estratégias de manutenção

2- Processos Fundamentais do sistema de gestão da manutenção em conformidade com a ISO 55000.
     2.1. Liderança
     2.2. Gestão de Pessoas
     2.3. Planos de Manutenção
     2.4. Programação dos Serviços
     2.5. Controle da Manutenção
     2.6. Gestão de Materiais
     2.7. Gestão de Contratos
     2.8. Gestão de Ferramental e suporte;
     2.9. Instruções de Trabalho e Padronização
     2.10. Análise de Causa Raiz e Projetos de Melhorias
     2.11. Gestão de Mudanças
     2.12. Análise Crítica dos Processos da Manutenção

3- Noções sobre Função, Modo de Falha e Padrões de Falha ao longo do tempo
     3.1. Conceito de Modo de Falha
     3.2. Curva Taxa de Falhas x Tempo
     3.3. Padrões de Falha x Tipo de Tarefa de manutenção

4- Controle da Manutenção
     4.1. Componentes de Controle de processo
     4.2. Identificação hierárquica dos sistemas e suas peças – Árvore de Cadastro
             4.2.1. Definição do Tag
             4.2.2. Tipos de Tag
             4.2.3. Hierarquização dos sistemas por localização e por função
             4.2.4. Aplicações
     4.3. Registros
             4.3.1. Tipos de Registros da Manutenção
             4.3.2. Definição de histórico do equipamento e sua importância
             4.3.3. Tipos de relatórios históricos
             4.3.4. Planos de Arquivamento de registros
     4.4. Instruções de trabalho
     4.5. Indicadores de desempenho na manutenção
             4.5.1. Processo de Levantamento de dados
             4.5.2. Benchmarking
             4.5.3. Hierarquia dos Indicadores e o mapeamento dos processos
     4.6. Auditoria da manutenção
             4.6.1. Função da Auditoria
             4.6.2. Processo de auditoria focado nos registros físicos e eletrônicos

5- Plano de Manutenção
     5.1. Plano da manutenção x Plano/ Programa de manutenção do equipamento
     5.2. Abordagens estratégicas para desenvolver planos de manutenção
     5.3. Componentes do Programa de manutenção do equipamento
     5.4. Criticidade dos equipamentos
     5.5. Seleção de tarefas
     5.6. Definição da periodicidade dos serviços
     5.7. Metodologia MCC – Manutenção Centrada em Confiabilidade.
     5.8. Distribuição do Programa de Manutenção na empresa
     5.9. Análise Crítica dos Planos de Manutenção

6- Programação de serviços e noções sobre planejamento de paradas de grande porte
     6.1..Conceitos principais sobre a programação de serviços
     6.2..Diferença entre Programação diária e Planejamento de Paradas
     6.3..Métodos para Planejamento de Parada
     6.4..Métodos para a Programação de Serviços
     6.5..Critérios de Priorização
     6.6..Análise de Capacidade do sistema
     6.7..Programação avançada

7- Manutenibilidade – Planejamento da Corretiva
     7.1. Diagrama de Análise da tarefa
     7.2. Elementos de Suporte a execução- Exercícios Aplicados

Instrutor: D.Sc. Eng. Celso Luiz S. Figueirôa Filho 

Eng. Mecânico formado na Univ. Federal de MG, com Ênfase em Aeronáutica, Mestre em Eng. de Produção, Doutorado em Engenharia Industrial pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Certificado pelo curso Maintenance Management pela University of Dortmund, Fraunhofer Institute of Materialflow and Logistics. Certificado no Curso Segurança de Vôo do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Tem 25 anos de experiência como consultor em Gestão da Manutenção nos processos de PPCM, elaboração de Planos de manutenção, gestão de sobressalentes, indicadores. Consultor nos setores de Petróleo, Siderurgia, Mineração, Geração Hidrelétricas, Águas e Saneamento e Transporte (aéreo, rodoviário, ferroviário). 

Consultor em Confiabilidade Humana da Petrobrás Refino, Gerdau, Samarco, Vale, Braskem, Monsanto e AES Tietê. Pesquisador da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica pela FUNDEB/Fundação Desenvolvimento de Bauru em confiabilidade e fatores humanos aplicado a usinas hidrelétricas e subestações de transmissão.

Pesquisador no tema Falha Humana há 25 anos.

Coordenador e Professor em cursos de nível Técnico, Superior e Pós-Graduação nas Disciplinas de Planejamento e Controle da Manutenção, MCC e Confiabilidade Humana. Instrutor de treinamentos nos setores alimentício, logístico, papel e celulose, embalagens, plástico, automotivo (montadoras, pneus autopeças), telecomunicações. Alguns dos trabalhos realizados: Desenvolvimento do software SARO de avaliação da confiabilidade humana; Revisão do plano de manutenção pela Metodologia MCC para empresa de águas e saneamento;  Levantamento de Tarefas de Manutenção para Indústria de Papel e Celulose; Análise estatística da Confiabilidade de sistemas de aeronaves;  Implantação de sistema de Controle e Gestão de Indicadores da Manutenção.



   |   
Agência Tribo LinkedIN