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Informações

Planejamento de Parada baseado em Risco® (Opção in Company)

INFORMAÇÕES:

Data do Curso:
11 a 15 de Agosto de 2025
Horário: 13:00 as 16:30 hs.
(opção in company)

Realização:
Plano Treinamento 

Local de Realização:
Curso online ao vivo

Investimento / Inscrições:

Solicitar informações pelo email: contato@planotreinamento.com.br ou Tel: 11 - 2381-2322

► Empresa optante do Simples. Não há retenção de impostos
► Certificado de Participação.
► Será disponibilizado material do curso e exercícios
► As reservas só serão confirmadas após o recebimento da inscrição através do e-mail.

PROGRAMA:

Objetivo
Entender os fundamentos da técnica de Planejamento de Parada baseado em Risco. Apresentar Metodologia e embasamento teórico requerido para interiorizar a sistemática de análise crítica de paradas.

Trabalhar estudos de caso em grupo de forma a fixar conceitos e abrir possibilidades de aplicação prática.

Preparar os participantes para planejar paradas de forma mais eficaz, através de ferramentas que permitem:

- Melhorar a assertividade nas previsões e duração da parada.

- Reduzir do volume de serviço.

- Reduzir o tempo para estabilização da planta.

- Reduzir corretivas após a parada (estabilização do processo e Confiabilidade). 

- Redução do tempo de parada.

- Redução do custo da parada.

- Redução de ocorrências de segurança.

           Metodologia exclusiva PPBR, Planejamento de Parada Baseado em Risco ®

Único curso no Brasil com este foco. Veremos como definir um escopo de parada otimizado. Matriz de risco para priorização extrema de Ordens de serviço, metodologias complementares: gerenciamento de projetos, planos de contingência, procedimento de planejamento de paradas e muito mais.
 

Público alvo:

-Este curso não se restringe somente ao pessoal de manutenção, Planejamento de paradas é uma atividade multidisciplinar. 
-Melhores resultados são obtidos quando se coloca pelo menos 1 representante de cada área envolvida na Parada para participar do curso, junto com o pessoal de manutenção.   

As áreas de interface começam entender melhor as dificuldades da manutenção e como atuar para que o planejamento seja bem sucedido.
- Operação (solicita serviços na parada).
- Suprimentos (compra serviços executados na parada).
- Técnico de segurança (fiscaliza, tende a paralisar serviços durante a parada).
- Projetos (executa serviços na parada e gera interferências).

Recomendamos envolver estes stakeholders no curso, sempre que possível.
 

Programa

C1 – Planejamento de Parada conforme fases do PDCA
     1.1 – P Observação: Identificação e análise do problema
     1.2 – D Execução: Implantação do plano de ação gerado nas reuniões de priorização de serviços
     1.3 – C Verificação: Análise completa dos resultados da Parada (Antes X Depois). Indicadores ideais para se medir o sucesso de uma parada.
     1.4 – A Padronização: Implantação de procedimento de planejamento de parada visando sistematizar a metodologia e congelar as melhores práticas
     1.5 – Por que Técnicas de Gerenciamento de Risco em paradas (Principais causas do insucesso em Paradas).

C2 – Pilares do Planejamento de Parada baseado em Risco (PPBR)
     2.1 – Fluxo de entrada de solicitações de serviços de Parada
     2.2 – Priorização de serviços de parada
     2.3 – Matriz de risco IESAE: Correndo riscos calculados
     2.4 – Reuniões com equipe multidisciplinar
     2.5 – Planejando serviços com antecedência (como fazer)
     2.6 – Controlando os custos da Parada

C3 – Métodos convencionais de gerenciamento de Paradas x PPBR
     3.1 – Utilização do PPBR no segmento petroquímico e mineração
     3.2 – Problemas clássicos do gerenciamento inadequado de Paradas
     3.3 – Entendendo o Método
     3.4 – PPBR na prática
     3.5 – Validação da lista oficial da parada.
     3.6 – Restrições e riscos envolvidos

C4 – Práticas complementares para garantir o sucesso em paradas
     4.1 – Encarando uma parada como Projeto
             4.1.1 – Ciclo de vida de um Empreendimento
             4.1.2 – Gerenciamento da Integração
             4.1.3 – Gerenciamento do Escopo
             4.1.4 – Gerenciamento do Tempo
             4.1.5 – Gerenciamento da Qualidade
             4.1.6 – Gerenciamento de Recursos Humanos
             4.1.7 – Gerenciamento da Comunicação (Book de parada).
             4.1.8 – Gerenciamento de Aquisições
     4.2 – Os 10 Passos básicos para o sucesso em paradas
     4.3 – Detalhamento dos serviços
     4.4 – Controle e Emissão de Documentação
     4.5 – Auditoria no planejamento de Parada

     4.6 – O Project Model Canvas aplicado a paradas
(como planejar seus projetos de forma ágil e com máximo envolvimento dos stakeholders)
C5 – Plano de Contingência KT (KEPNER TREGOE)

     5.1 – Como criar um plano de contingencia para proteger o caminho crítico da Parada

Metodologia prática e direta com exercícios práticos para mapear itens que podem sair errado na parada e estabelecer ações para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências.
C6 – Conclusão

     6.1 – Exercícios práticos, avaliação final feedback as apresentações feitas pelos alunos
     6.2 – Reflexão Final sobre o treinamento, feedback ao instrutor e sugestões de melhoria

Consultor / Instrutor:

PROF. HERMES GODINHO: Pós – graduado em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF – Universidade Federal Fluminense-RJ (2021). MBA em Gestão Estratégica pelo PITÁGORAS (2011). Pós – graduado em Engenharia de Produção pelo ICAP – Instituto de Consultoria e Aperfeiçoamento Profissional (2009). Pós – graduado em Engenharia de Manutenção pelo ICAP (2005). Engenheiro Industrial Mecânico pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei-MG (2005). Consultor em Gestão de Ativos pelo IESAE – Instituto de Ensino Superior Albert Einstein. Idealizador e Coordenador do MBA em Engenharia de Manutenção IESAE (desde 2015), responsável pelos Polos: Conselheiro Lafaiete-MG, Uberlândia-MG, Rondonópolis-MT e Juazeiro-BA. Professor de MBAs em Engenharia de Manutenção (desde 2012) nas disciplinas PCM, TPM, RCM, Auditorias de Manutenção, Planejamento de Grandes Paradas, e Lean Manufacturing. Orientador de TCC’s. Autor de vários artigos publicados em congresso (SIC Reliasoft, Congresso Brasileiro de Manutenção Abraman, dentre outros). Experiência prática na Implantação de células de Engenharia de Manutenção e de Confiabilidade, do zero. 17 anos de vivência na Indústria, sempre na função de Engenheiro, em empresas de grande porte tais como: VALE, CSN e GERDAU. Especialista em Método com vários casos de sucesso em: RCM, Kaizen, PDCA/MASP, DMAIC, Lean, Sistema Toyota de produção, Análise de falhas, Kepener Tregoe, Planejamento de Grandes Paradas baseado em Risco, Auditorias de Manutenção, dentre outras Metodologias. Coordenador do NEAD – Núcleo de Ensino a distância – IESAE (concepção, implantação do ensino híbrido). Palestrante Profissional.



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